Brasil: CNBB disponibiliza subsídios para o Mês da Bíblia 2018


Redação (Segunda-feira, 27-08-2018, Gaudium Press) Com a intenção de auxiliar as comunidades, paróquias e dioceses em meio ao Mês da Bíblia, celebrado em setembro, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB disponibilizou dois subsídios de apoio aos fiéis que desejam comemorar este período.

view

A data foi criada em 1971, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus. Este ano o tema para reflexão intitula-se “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, enquanto o lema será “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

A partir da proposta de auxiliar a leitura e o estudo da primeira parte literária do Livro da Sabedoria (Sb 1,1-6,21), o texto-base para o Mês da Bíblia 2018, em seu objetivo principal, prevê que as pessoas, de forma individual, e as comunidades, em grupo, cheguem à leitura do texto bíblico, por mais que este se revele exigente.

O itinerário, organizado de modo simples, a fim de que se tornasse o mais prático possível, coloca-se a serviço da compreensão daquilo que o Livro da Sabedoria expõe em seus primeiros capítulos.

O Arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, avaliou ser importante estudar o documento.

“(…) o Livro da Sabedoria nos oferecerá muitas inspirações para temas como justiça, sentido da vida e o bem comum. É preciso que compreendamos que quem não ama a sabedoria, buscará argumentos até para a violência”, afirmou.

Organizado de forma simples, o texto-base inicialmente apresenta informações introdutórias sobre o conceito da “sabedoria”, bem como o contexto histórico-geográfico do Livro da Sabedoria e a organização literária desse escrito.

Além disso, o subsídio apresenta um estudo das cinco unidades literárias que configuram a primeira parte do Livro da Sabedoria. Sua última parte se propõe a enfrentar o desafio de uma leitura do Livro da Sabedoria à luz da fé em Jesus Cristo.

A Comissão também disponibiliza um roteiro de cinco encontros bíblicos para ajudar os grupos de reflexão a aprofundarem a espiritualidade pessoal e comunitária. “Este é para que para que com ele possamos nos deixar iluminar pela Palavra Orante que a sabedoria nos proporciona”, disse Dom Peruzzo.

O texto-base e os encontros bíblicos podem ser adquiridos por meio da Edições CNBB. Eles estão disponíveis para compra por meio do site: http://www.ediçõescnbb.com.br. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

One response to “Brasil: CNBB disponibiliza subsídios para o Mês da Bíblia 2018

  1. Pingback: Mes de la Biblia: Así se celebra en America Latina | La Palabra HOY

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s