ZONALES. os nomeados


Pessoas cheias de entusiasmo, dinamismo e boa vontade,

que sentem e palpitam com a FEBIC LAC

Depois de ter os nomes das pessoas que nos sugeriram como candidatos para serem coordenadores subregionais (zonales) da FEBIC LAC, começamos os contatos e consultas, vendo uns e outros, querendo convidar a se-implicar nisto que é um espaço imenso de participação e de enriquecimento mutuo, como é a FEBIC LAC.

Antes de partilhar o que foi feito, um OBRIGADAO IMENSO pelo que foi feito, um OBRIGAO a todos aqueles que estivam antes de nós, a todos os que tem colaborado para que hoje possamos estar neste momento, com esta vitalidade e este dinamismo. OBRIGADO por ter reconstruído a FEBIC LAC, por ter dado novamente o prestigio que tinha esta instituição, no seu tempo e também por ter deixado o seu exemplo de doação e vontade, por ter aberto as portas y ter deixado a terra trabalhada para continuar e assim que a FEBIC LAC continue sendo como um grande areópago bíblico, onde nos encontramos os que temos o fogo que gera as Escrituras no nosso coração. MUITO OBRIGADO a cada um, por ter-nos deixado não um grãozinho de areia, mas os cimentos bem feitos, para que hoje possamos continuar construindo sob isso que já foi começado.

Agora es a nossa vez, agora devemos continuar construindo, dando o melhor de nós, criando ilusões e mostrando para todos que a FEBIC LAC, não e só um nome na agenda, más que ela é um especo de encontro, de ideias, de projetos, de ilusões, de dinamismo, onde os que querem e gostam tem um espaço para partilhar ás suas experiências, para contagiar entusiasmo, para abrir espaços de comunhão e participação, onde não há caciques nem gênios (sabelotodo-conhecetudo), mas onde cada um tem alguma coisa para dar, para partilhar suas convicções e isso que dá sentido à sua vida, procurando que a Palavra de Deus faca ninho nos corações e lá gere processos de vida no Senhor.

Jamais é fácil escolher, mas o fizemos, mas com alguns critérios (dicas), porque todos os nomeados são boa gente e todos méritos para ser escolhidos, daí que tivemos que priorizar…

  • disponibilidade
  • capacidade de trabalho em equipe
  • capacidade de relação e vinculação (a FEBIC LAC a fazemos todos juntos)
  • vontade de se implicar e implicar a outros
  • disposição e entusiasmo para somar e doar o melhor de sim mesmo

Ao convidar as pessoas que responderam ao convite, apresentamos uma FEBIC LAC inclusiva, participativa, propositiva e proativa, onde os que temos alguma responsabilidade, não somos os protagonistas, mas só procuramos implementar os sonhos e a ração de ser da FEBIC. Por isso, temos pensado em pessoas que tenham a capacidade de DINAMIZAR aos outros membros (porque tem alguns que ficam um pouquinho longe ou estão um pouquinho adormentados, que só olham, más bem afastados). Procuramos una FEBIC LAC dinâmica, participativa, onde todos tenhamos voz e vez, onde todos nos sintamos implicados y partícipes, porque isto o fazemos todos juntos ou morre por inanição participativa.

Isto que no passado (de vacas bem gordinhas), o fazíamos por meio de encontros, agora a situação conjuntural herdada nos leva a mudar de perfil e estratégia e assim procurar que os nossos encontros sejam principalmente DIGITAIS. Este será o meio que teremos para nos relacionar e assim participar de este momento de transição, onde esperamos que todos valoremos o âmbito onde nos movemos y assim possamos construir novos vínculos de comunhão e comunicação.

Os que escolhemos e convidamos são pessoas com talento convicção, entusiasmo e dinamismo, pensamos que eles podem ajudar a FEBIC LAC a se dinamizar, a se renovar no entusiasmo e a vontade de outros tempos. Naturalmente que cada um tem o seu compromisso, mas fizeram um espaço as suas tarefas e compromissos para AJUDAR SERVINDO, dando seu tempo, sem quer ser mais que os outros, a única coisa que estão procurando, é somar, somar vontades, trabalho, dedicação, além de aquilo que agora estão fazendo.

As pessoas que vão nos ajudar, partilhando os seus talentos para promover uma FEBIC LAC más dinâmica y participativa são:

Caribe y Antillas: P. William John-Lewis (Dominica) (Vicario General)

Correo: wjohnlewis@gmail.com

México y América Central: P. Eric Obaldía C.M. (Panamá)

Correo: ericobaldia29@gmail.com

Países Andinos: Dra. Sra. Rebeca Cabrera de Ardila (Venezuela)

Correo: rebecacabrera@hotmail.com

Cono Sur: Wilma Mancuello González, m.i.c. (Paraguay)

Correo: wilmancuello23@gmail.com

 Cada um deles manifestaram uma sincera y generosa boa disposição para colaborar no bem de todos, para facilitar e promover uma relação e comunicação fluida e aberta, que gere vínculos e promova uma participação más ativa dos membros na FEBIC LAC. Gostaríamos de promover uma maior proximidade e participação de todos os membros, sabendo que somos FEDERACAO e assim, nisto não tem chefões nem capos, nem ninguém que seja a voz de todos, mas todos estamos comprometidos, daí a necessidade de nos INVOLUCRAR, NOS COMPROMETER, a gente se IMPLICAR na comunicação más também na participação, estando perto, se apoiando numa boa e sincera comunicação.

Como vocês bem sabem, todos os que trabalhamos na FEBIC LAC, trabalhamos por paixão, sem nenhum interesse, não ganhamos dinheiro, trabalhamos porque estamos apaixonados, convencidos de que trabalhar pela Palavra é uma graça e que a FEBIC LAC é instrumento do Espirito para o bem da Igreja. Isto me leva a pedir a cada um de vocês, que apoiem, animem, se relacionem e tenhamos sintonia no esforço que faremos para dinamizar e promover a FEBIC LAC. Pedindo um favor especial, não esmagem a gente com o silencio ou a apatia de não responder as comunicações, com um silencio que faz mal a alma, porque é como uma faca de pau que mexe no fundo, não joguem fora a esperança que colocamos nos coordenadores sub-regionais, fiquem perto deles, criem laços de amizade, de apoio, de confiança na sinceridade, porque este é o único jeito que temos para que a FEBIC LAC não desapareça pela apatia e assedia daqueles que não cooperam. Este é meu pedido a vocês para com os coordenadores de vocês, fiquem perto, ajude-os, sejam equipe, partilhem e estejam juntos, porque de outro jeito, o silencio mata, tira vontade e doe muito. Olhem, eles não ganham nada, estão só para servir, estão pegando os nossos sonhos procurando realiza-los. Saibam, temos muita vontade, na verdade, gostaríamos de dar tudo o melhor de nós mesmos, para que estes anos na FEBIC LAC possamos estar mais juntos, trabalhar um perto do outro. É por isso que aqui no México a gente diz. “…echémosle ganas…”, isto é dar tudo, fazer tudo o que a gente é capaz, não deixar nada, dar o melhor de nós mesmos. São só três anos e depois viram outros, por isso, precisamos dar tudo, deixar o melhor de nós para que a FEBIC LAC continue e continue bem, animando, promovendo, dinamizando e gerando processos novos na Igreja. Isto é tarefa de todos.

Ao agradecer de novo a generosidade que tiveram no acompanhamento deste processo, peco com a mano no coração, fiquem perto de nos, fiquemos juntos, continuemos a sonhar e projetar uma FEBIC LAC nova, hoje é preciso nos apoiar uns aos outros, sermos equipe, um corpo único, como um só ideal, procurando sempre e em tudo o bem da Igreja e do povo. Por isso, é que peco que fiquem perto dos coordenadores, para que estes três anos que temos pela frente sejam intensos, numa comunicação fácil e dinâmica, para nos enriquecer com a vida e a experiência do outro, e assim crescer todos, juntos.

Um obrigado muito especial e sincero ao P. Ruben Dario Bergliaffa, que com a tecnologia e seu jeitão bomzão, que ajuda a todos foi ele quem fez os contatos e o relacionamento para achar as pessoas justas. Por isso, tudo o que saiu, ele tem feito muito, porque ele gosta e acredita na FEBIC LAC. Obrigado.

Que o Senhor continue junto a nós, enchendo nossos corações do seu Espirito para que o nosso trabalho ajude a muitos a se empolgar por Ele com a sua Palavra, sem ter medo a propor uma renovação na escuta no testemunha dele. Que este novo tempo seja de bençãos para todos.

Com a certeza de que estamos começando uma nova etapa, na vida da FEBIC LAC, peco ao Senhor nos ajude e que cada um possa se sentir parte deste sonho de muitos como é a FEBIC LAC. Ella também depende de você.

 

 

 

 

 

 

P. Jesús Antonio Weisensee Hetter

Coordinador Subregional FEBIC LAC

Cidade de México. 13.Junio.2018