Mês Da Bíblia Na Arquidiocese De Lunda – Angola
SÃO JOSÉ, UM HOMEM JUSTO!
Mês Da Bíblia Na Arquidiocese De Lunda – Angola
O Mês da Bíblia nasceu do desejo de dedicar um mês de forma mais intensa à oração, estudo e aprofundamento das Sagradas Escrituras, sob a inspiração de São Jerónimo, tradutor da Bíblia do hebraico e grego para o latim, conhecida como “Vulgata”.

Esta iniciativa começou em 1971, dinamizada pelas Irmãs Paulinas, para marcar as celebrações dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG (Brasil). Aos poucos, passou-se a celebrar a nível nacional e alguns anos depois, em vários países da América Latina, África e alguns da Europa. Dizer, precisamente, em que ano começou a ser celebrado o “Mês da Bíblia” em Angola ainda é um desafio. Porém, já são mais de 20 anos que nesta Igreja se dedica Setembro, como um Mês especial à Palavra de Deus.
Neste resgate da trajectória histórica, em Agosto de 2018, aconteceu na cidade de Maputo – Moçambique, um Seminário sobre “Estado do Apostolado Bíblico”,promovido pelo Centro Bíblico para África e Madagascar (CEBAM), destinado aos países lusófonos de África. Entre as várias conclusões deste Seminário, assumiu-se o Mês de Setembro como Mês da Bíblia, a nível doContinente Africano.
Para este ano, em sintonia com toda a Igreja que celebra o “Ano de São José”, propomos como tema: São José, um homem justo (cf. Mt 1,19). Tendo como textos bíblicos para o estudo, reflexão e oração: “Os Evangelhos da Infância” – Capítulos 1 e 2 dos Evangelhos de Mateus e Lucas. Podemos também aproveitar a “Carta Apostólica Patris Corde” – O coração do Pai – do Papa Francisco, que nos ajuda a mergulharmos biblicamente neste tema.
Ir. Elisabete Corazza, fsp
Diretora Diocesana Da Pastoral Bíblica
Luanda, 31 de Agosto de 2021