“Sem a força da Palavra de Deus não conseguiremos dar as respostas adequadas para a conjuntura que estamos vivendo”


Prensa CNBB. “Sem a força da Palavra de Deus não conseguiremos dar, como Igreja e como cristãos, as respostas adequadas para a conjuntura que estamos vivendo”. Esta foi uma das muitas afirmações proferidas pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo em uma live ontem, 6 de julho, organizada pela Edições CNBB

Precisamos, por meio da formação bíblica e da formação integral, multiplicar ministros da Palavra, para que promovam experiências verdadeiramente cristãs”, defendeu o arcebispo de Belo Horizonte. A centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja será o tema central da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, adiada para 2021 em função da observação às recomendações das autoridades sanitárias do país.

A CNBB publicou, por meio da Edições CNBB, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 – 2023 na série Documentos da CNBB sob o nº 109. Trata-se do principal documento que o episcopado brasileiro aprovou durante a sua 57ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida, de 1º a 10 de maio.

Para o quadriênio 2019-2023, as diretrizes foram estruturadas a partir da concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”, apresentada com a imagem da “casa”, “construção de Deus” (1Cor 3,9). Em tudo isso, as Diretrizes – aprovadas pelos bispos do Brasil – convidam todas as comunidades de fé a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade.

Igreja nas casas

As ideias da Igreja como casa e a Igreja na casa das pessoas neste contexto da pandemia da Covid-19 foram aprofundadas pelo presidente da CNBB. “Nada é mais importante que a casa para as pessoas”, disse dom Walmor que, lembrou ainda, a origem da Igreja Católica, como narra o Novo Testamento, de casa em casa. Na avaliação de dom Walmor, esta experiência inicial tem uma força neo-testamentária muito bonita. “A casa é realmente a grande referência afetiva, lugar de encontros e também de aprendizados”, afirmou.


Veja a nota completa na Prensa Celam: https://prensacelam.org/2020/07/07/presidente-da-cnbb-aprofunda-a-caminhada-da-igreja-no-brasil-a-partir-das-diretrizes-gerais-da-acao-evangelizadora-2019-2023/

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .