Celebração do «Domingo da Palavra» na catequese e na família, propõe Diocese Leiria-Fátima, Portugal.


Leiria, 07 jan 2021 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima publicou dois esquemas para celebrar o ‘Domingo da Palavra’ na catequese e na família, no dia 24 de janeiro.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima, o Serviço Diocesano da Catequese propõe que na semana que antecede o ‘Domingo da Palavra de Deus’ os catequistas procurem “envolver as crianças ou adolescentes” do seu grupo e as suas famílias enviando o texto bíblico central da catequese ou “apenas a referência bíblica para que possam procurar na sua Bíblia”.

As famílias podem também “ser desafiadas a colocar a Bíblia num lugar de destaque” em casa, com “uma vela e um crucifixo/imagem”, no que será o “canto de oração” e no Domingo da Palavra’ “ler e meditar o texto do Evangelho” e “agradecer”.

Aos catequistas é sugerido que coloquem em “evidência o lugar da Bíblia na sala, cuidando de reforçar a centralidade da Palavra no encontro de catequese” e “cuidar da beleza do espaço”, com uma vela e flores, e se possível ter um dístico com a informação ‘Domingo da Palavra de Deus’.

A Diocese de Leiria-Fátima está a viver o primeiro ano pastoral de um biénio centrado na Eucaristia, com o tema ‘Eucaristia, comunidade cristã e missão’, e nos próximos dois anos vai publicar“guiões de leitura orante”, disponibilizados em formato de “texto e áudio”.

O Papa Francisco anunciou a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (Abriu-lhes o entendimento), a 30 de setembro de 2019, para ser celebrado anualmente no III Domingo do Tempo Comum do calendário litúrgico, visando “a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

CB/OC

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .