India: Ano Bíblico em Goa, impulso para o anúncio cristão e a missão


Recordando a parábola do semeador na Bíblia, o arcebispo de Goa e Daman observa que “Jesus saiu da zona de conforto, correu riscos ao compartilhar a mensagem do Pai celeste, proclamou incansavelmente a Palavra através de suas palavras e obras.” Todo batizado é chamado a tomar o exemplo da ação de Cristo, proclamando a Boa Nova com palavras e obras, diz dom Filipe Neri Ferrao. “Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, a transforma”, acrescenta, exortando os fiéis a “seguir o caminho dos santos que se arriscaram”

Vatican News

A comunidade católica de Goa, na Índia, viverá um “Ano Bíblico” especial, dedicado ao aprofundamento e à proclamação da Palavra de Deus: foi o que anunciou o arcebispo de Goa e Daman, dom Filipe Neri Ferrao, numa solene Eucaristia celebrada em 26 de novembro por ocasião do 49º aniversário da morte do Beato Tiago Alberione, fundador da Família Paulina.

Segundo quanto foi informado à Fides, agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Ano Bíblico – organizado e preparado pela Família Paulina (composta por religiosos, religiosas e leigos), em colaboração com o Centro Diocesano de Apostolado Bíblico – está centrado no tema “Para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente”, e tem uma finalidade essencialmente missionária: como observou o arcebispo, “os fiéis são chamados a compartilhar sem medo a mensagem de Cristo em nosso tempo”.

Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, a transforma

Recordando a parábola do semeador na Bíblia, o arcebispo observou que “Jesus saiu da zona de conforto, correu riscos ao compartilhar a mensagem do Pai celeste, proclamou incansavelmente a Palavra através de suas palavras e obras. Suas palavras nem sempre foram bem recebidas. No entanto, não parou”.

Todo batizado é chamado a tomar o exemplo da ação de Cristo, proclamando a Boa Nova com palavras e obras, disse o arcebispo Filipe Neri. “Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, a transforma. Vemos isso na vida de São Paulo e São Francisco Xavier para cuja festa estamos agora nos preparando”, acrescentou.

Seguir o caminho dos santos que se arriscaram

Em seguida, referindo-se ao Beato fundador dos Paulinos, o arcebispo observou que “padre Tiago Alberione viveu a Palavra com profundidade. É uma forte testemunha do viver a Palavra de Deus. A Palavra lhe deu a força para criar 5 institutos religiosos, 4 institutos seculares e uma Associação de Cooperadores Paulinos na Igreja”.

Dom Ferrao exortou os fiéis a “seguir o caminho dos santos que se arriscaram, deixaram suas zonas de conforto para servir o povo de Deus, compartilhando com ele a Palavra de Deus que cura e dá vida”.

Pontos e critérios programados para viver o Ano Bíblico

O arcebispo de Goa e Daman apresentou alguns pontos e critérios programados para viver o Ano Bíblico, dirigidos a todas as comunidades, paróquias e movimentos:

Entrar no tesouro da Bíblia, encorajando os fiéis a ler e ser iluminados pela Palavra de Deus, especialmente neste tempo de pandemia; criar obras artísticas ou produtos multimídia inspirados em temas e episódios da Bíblia (sobretudo para jovens e adolescentes); realizar um concurso artístico para “captar a beleza das virtudes bíblicas”; ajudar os fiéis pobres e necessitados a adquirir um exemplar da Bíblia; organizar encontros de “Lectio Divina” para aprofundar, viver e compartilhar a Palavra; reler e propor a vida de alguns santos e testemunhas que viveram a Palavra de Deus e a anunciaram em sua plenitude. (Fides)

Seguir leyendo en Vatican NEWS

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .