Itinerário de celebração da Palavra para VIVER o tempo de quarentena em FAMÍLIA


.. Mas livrai-nos do mal… [Covid19]

Há quase cinquenta e cinco anos (1965 –2020), foi com estas palavras que o Concílio Vaticano II exprimiu a íntima união que a Igreja mantém com toda a família humana, em virtude da encarnação do Filho de Deus na nossa humanidade cheia de vicissitudes e provações inúmeras:

«As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por homens, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em demanda do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja sente-se real e intimamente ligada ao género humano e à sua história»

Hoje, esta solícita união atingiu mais um momento da história humana com a grave pandemia do coronavírus, Covid-19, que se tornou «um desafio mundial, face ao qual todos […] devem unir esforços de forma organizada, observando as regras de civismo, comprometimento social e solidariedade, num esfroço colectivo pela preservação do bem comum e defesa do interesse nacional».

Afinal, «para tudo há um momento e um tempo para cada coisa […], tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço» (Ecl 3,1.5). Vai ficando para trás o tempo para abraçar, dando espaço ao tempo de «restrição no contacto pessoal próximo, como apertos de mão e abraços, principalmente em ambientes congregacionais como escolas, escritórios, locais de culto e outros»


Baixe aqui o documento: 

2 respuestas a “Itinerário de celebração da Palavra para VIVER o tempo de quarentena em FAMÍLIA

  1. buenas días, no puedo leer esta en portugués, y como puedo cambiar la lectura, o para realizar este curso que se tiene que hacer.

    Me gusta

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .